Transtorno de oposição desafiante

  • Michelle Menezes Rampinelli UFSC
  • Michelle dos Santos Cassol
  • Gabriela Barbieri Baumgarten
Palavras-chave: Psicopatologia da Infância, DSM-5, Transtorno de Oposição Desafiante, Intervenção Psicológica, Dispositivo de Segurança

Resumo

O presente texto tem por objetivo abordar o Transtorno de Oposição Desafiante (TOD), que está inserido na categoria de Transtornos Disruptivos, do Controle de Impulsos e da Conduta do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais em sua quinta edição (DSM-5). Pelo Manual, ele é caracterizado como um padrão frequente e persistente de humor raivoso/irritável de comportamento questionador/desafiante ou de índole vingativa, que causa para o indivíduo interações problemáticas e conflituosas com outras pessoas. Nesse sentido, buscou-se apresentar quais são os critérios diagnósticos definidos pelo DSM-5 e quais os  possíveis aspectos e fatores associados ao TOD para uma melhor compreensão de sua gênese. O referido transtorno também foi abordado em contexto escolar e seu processo de inclusão, a partir de um exemplo de caso. Muito embora não tenha sido privilegiada nenhuma abordagem psicológica, procurou-se dar destaque para as intervenções dos profissionais da psicologia, por considerar suas competências para avaliar e auxiliar na melhora deste quadro psicopatológico. Por último, foi apresentado problematizações acerca do diagnóstico do Transtorno de Oposição Desafiante e a função que o DSM-5 pode exercer enquanto dispositivo de segurança, através dos estudos foucaultianos.

Publicado
2020-11-11
Como Citar
Menezes Rampinelli, M., dos Santos Cassol , M., & Barbieri Baumgarten, G. (2020). Transtorno de oposição desafiante. Psicopatologia crítica: Perspectivas Do Sofrimento Existencial, 1(1). Recuperado de https://koan.emnuvens.com.br/psicopato/article/view/31
Seção
Artigos